Exames Complementares

Topografia corneana

A Topografia computadorizada corneana é o exame que faz a avaliação da curvatura anterior da córnea. É indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o Ceratocone, na adaptação de lentes de contato, bem como no pré operatório de cirurgias de catarata e refrativa.

Paquimetria óptica

O exame de paquimetria ocular permite medir a espessura da córnea. É indicado na propedêutica do glaucoma, no pré-operatório de cirurgias refrativas e da catarata, no ceratocone, e no diagnóstico ou acompanhamento de edema de córnea.

Ultrassonografia ocular

Ultrassonografia Ocular é um exame que analisa toda a estrutura interna e a anatomia de ambos os olhos do paciente. Portanto, o procedimento é altamente recomendado para avaliar a saúde ocular, identificando possíveis alterações suspeitas e diagnosticando doenças.

Microscopia especular

Este exame verifica a densidade das células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, a fim de avaliar se estas células permanecem saudáveis. É um procedimento não invasivo e indolor, e é recomendado para pacientes na fase pré-operatória  de cirurgias, principalmente de catarata, e em doenças que afetam o endotélio corneano, como a distrofia endotelial de Fuchs.

Potencial de Acuidade Macular (PAM)

O Exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão Cirurgia de Catarata ou Transplante de Córnea. O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indolor, não invasivo e de não contato.

O exame dura menos de 5 minutos por olho.

Biometria óptica
O Exame de Biometria Óptica é um exame utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas em uma cirurgia de catarata. Por meio dela, é possível medir o comprimento axial do olho e de suas estruturas internas.
 
O Pentacam AXL possui diferentes fórmulas adaptadas para casos específicos como por exemplo cálculo de lente intraocular em pacientes submetidos previamente à cirurgia refrativa a laser ou por ceratotomia radial (cortes com bisturi de diamente). o aparelho também tem a capacidade de realizar os cálculos precisos de lentes tóricas para correção de astigmatismo, determinando o posicionamento ideal da lente e a potência de correção astigmática para cada caso.
Campimetria visual computadorizada

A Campimetria Computadorizada é utilizada para detectar e quantificar anormalidades no campo visual e escotomas (áreas com pouca ou ausência de visão). É indicado no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma, em doenças neuro-oftalmológicas e em algumas doenças retinianas.

O exame é indolor, e consiste na apresentação de estímulos luminosos de diferentes tamanho e intensidade em diferentes regiões do campo de visão, para que sejam percebidos pelo paciente. O tempo varia da estratégia utilizada, durando em média de 10 a 20 minutos.

Pentacam AXL

É o exame mais utilizado no mundo para auxílio no tratamento de Ceratocone, planejamento de cirurgias refrativas (miopia, astigmatismo, hipermetropia), adaptação de lentes de contato, avaliação de casos de córneas especiais, como em transplantes de córnea e pós operados.

O Pentacam AXL também é importante no planejamento da cirurgia de catarata, realizando a biometria óptica  e a análise da córnea, utilizadas para o cálculo das lentes intra-oculares.

Aberrometria Ocular

A aberrometria é um exame que consegue identificar distorções relacionadas à entrada da luz nos olhos e é indicado para quem não consegue enxergar perfeitamente.

O exame auxilia na identificação das aberraçoes de baixa ordem (miopia, hipermetropia e astigmatismo) ou de alta ordem (ocasionadas por doenças da córnea e cristalino). O médico cansegue identificar e quantificar a perda visual e mostrar ao paciente a sus deficiência. É de grande auxílio na definição de qual o melhor tratamento: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

É um exame utilizado para avaliar a retina e nervo óptico através da captação de imagens de alta resolução por meio de feixes de luz, sem usar radiação. É rapido e indolor; geralmente realizado após a dilatação pupilar. Muito utilizado para diagnóstico e acompanhamento das doenças retinianas que afetam a mácula e para glaucoma.

Pupilometria

A pupilometria consiste na medição do diâmetro pupilar em ambiente sem luz. Pode ser indicado como exame pré-operatório para cirurgia refrativa.

Ceratometria

É o mapeamento topográfico da córnea através de projeções de anéis luminosos na córnea. O resultado é um mapa colorido que será interpretado pelo médico, no qual, de forma grosseira, podemos analisar que quanto mais cores quentes (vermelho e laranja) aparecem, nestas partes do mapa, há maiores curvaturas.

Olá, como podemos lhe ajudar?